peteca

** Tudo sobre Peteca * Regras * Imagens * História * Você encontra no seu portal da Peteca! **

A história da peteca


historia da peteca


    Quando onde surgiu a peteca?

índio peteca

    A não se sabe exatamente quando a peteca surgiu, mas sabe-se que desde antes do descobrimento do Brasil ela já era pratica pelos índios brasileiros; sendo inventada no Brasil.

    Naquela época ela era utilizada pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno. E também como um instrumento de recreação.

    Junto com rituais e festas dos índios o jogo de peteca era praticado, tendo como centro as tribos localizadas no estado de Minas Gerais. E dessa forma foi se perpetuando a mania de se jogar peteca, virando o que é hoje.


    O que significa o nome "peteca"?

    Como foram índios que a inventaram, o nome é Tupi sendo pe'teca – bater com a mão.

Ou em outra definição significa, beter e se divertir.


     Existe Guinness da peteca?


    Sim, o Brasil ganhou o Guinness na peteca por causa do Funcionário público José Vinícius Alves de 43 anos, quando ele decidiu comemorar de uma forma inusitada o dia do descobrimento do Brasil em Brasília.

    Em menos de oito minutos ele deu 500 petecadas. E após essa conquista, ele junto com o seu amigo Willian Mourão, enfrentaram um segundo desafio: ficar pelo menos uma hora jogando sem errar.

    Conclusão: eles conseguiram, porém eles conseguiram ficar duas horas e meia sem deixar a peteca cair. É ou não é totalmente excelente?

Para saber mais sobre essa conquista no mínimo interessante. Clique aqui


     Quando começou a ter campeonatos?

    A peteca saiu da rua, grama e areia partir da década de 40 em Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte, de uma maneira muito tímida. Mas com o tempo mais pessoas começaram se interessar pelo jogo e na década de 70 suas regras foram devidamente regulamentadas.

    Finalmente, em 27 de agosto de 1985, o Conselho Nacional de Desporto (CDN) reconheceu o jogo de peteca como esporte, por solicitação da FEMPE - Federação Mineira de Peteca.

CSS válido!

Valid XHTML 1.0 Transitional